Novo tratamento para a Psoríase do Couro Cabeludo

  • 16

01 Frequentemente confundida com a vulgar "caspa", a Psoríase do Couro Cabeludo é uma das manifestações mais comuns da Psoríase, situação que pode afectar até cerca de 79% dos doentes psoriásicos.

Ao contrário de outras zonas do corpo que podem ser escondidas pelo vestuário, na Psoríase do Couro Cabeludo é a sua localização que mais afecta os doentes em termos psicológicos e emocionais, uma vez que se trata de uma área exposta e normalmente de elevada carga estética e simbólica.

Tendo em vista a resolução do problema e a garantia de uma maior qualidade de vida aos seus portadores, encontra-se agora disponível no mercado um novo tratamento com uma formulação inovadora - em champô - que vem garantir melhor comodidade aos doentes psoriásicos, melhorando a qualidade de vida destes.

Trata-se do primeiro tratamento com corticosteróide tópico de curto contacto - especialmente desenvolvido para melhorar casos específicos deste tipo de Psoríase - que combina a eficácia comprovada dos corticosteróides, mas sem o risco dos efeitos adversos graves associados a estes, numa formulação cómoda, em champô, de uma só aplicação diária.

Ao contrário dos tratamentos actualmente disponíveis no mercado para a Psoríase do Couro Cabeludo, em que grande parte deixa um odor desagradável no cabelo, oleosidade e falta de brilho, esta nova solução apresenta na maioria dos doentes resultados visíveis ao fim de duas semanas de tratamento, é cómodo e fácil de utilizar, de aplicação diária, ausente de cheiro e não gorduroso, que lava o cabelo deixando-o com um aspecto agradável.

De acordo com um estudo do Observatório Nacional de Saúde realizado em 2004 (ONSA), existem em Portugal cerca de 124 mil pessoas que sofrem de Psoríase e, destas, 98 mil têm envolvimento do couro cabeludo. Reacções emocionais de vergonha, embaraço, autoconsciência e comiseração, ansiedade, hostilidade, desespero e depressão, são apenas algumas das consequências psicológicas desta doença que, além de se fazer sentir na pele, deixa marcas bastante mais profundas.

Em termos de consequências desta patologia nos sistemas de saúde, calcula-se que represente cerca de 1% da despesa total de saúde nos países europeus, contribuindo ainda para o absentismo por doença e custos económicos indirectos substanciais. Apesar de algum investimento feito em Portugal na área da Psoríase, continuam a subsistir lacunas.

O envolvimento do couro cabeludo pode ser controlado eficazmente com medicamentos tópicos, poupando recursos de saúde que podem ser aplicados aos casos muito graves. Alguns destes medicamentos tópicos são produzidos especificamente para responder a essas lacunas, entre elas a dificuldade dos doentes em cumprirem, no dia a dia e por rotina, a terapêutica prescrita pelo médico.

in Médicos de Portugal

16 comentários:

  1. boa noite eu tenho psoriase no couro cabeludo desde que nasci hoje tenho 34 anos e ontinuo com ela mas ja tem falhas na cabeça por ficar retirando saem com cabelos grudados mas oque eu consigo controlar que limpa e some tudo enão da coceiras e o remedio chamado diplozaliqui solução por setratar de um remedio facil de encontrar em qualquer farmacia mas em pouca quantidade de volume eu mando fazer a mesma receita e a mesma forma em farmacias de manipulaçAÕ QUE FICA MAIS BARATO E VEM MAIS VOLUME E QUE CONSIGO CONTROLAR PASSANDO ANTES DE DORMIR E LAVANDO A CABEÇA DE MANHA SE PASSO TRES VEZES NA SEMANA JA SOMEM MAS SE PARO COMEÇA A RETORNAR NOVAMENTE PORISSO TENHO QUE SEMPRE PASSAR PARA MANTER A CABEÇA LIMPA SEM CASQUINHAS DA PSORIASE SEM MAIS ESPERO PODER AJUDAR EM ALGUMA COISA OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Tenho 67 anos de idade,ha 2 adquiri psoriase,no principio os medicos dematologistas me tratavam de alergia,depois de uma biopsia foi descoberto a psoriase ,tenho sofrido muito com isso,pior agora que meus cabelos começaram a cair,estou sofrendo muito,por isso estou pesquisando essa terrivel doença na internet e se acendeu uma luz para meu problema,lendo o depoimento do Edison dizendo que tem uma formula de um remedio chamado DIPLOZALIQUI gostaria que me mandasse essa formula por favor,fico lhe muito grata,obrigada.

    ResponderEliminar
  3. boa tarde... tambem sou portadora de psoriase... no entanto já fiz vários tratamentos, ate mesmo com o diprosalic e muitos mais. ja fui a varios dermatologistas mas receitam sempre o mesmo. para alem de ter no couro cabeludo alastrou-se para as pwernas e para os braços, tenho várias irritações e que nao consigo controlar, sinto vergonha de mim mesma porque nao me sinto a vontade com este problema. aconselham-me mais alguma coisa? muito obrigada

    ResponderEliminar
  4. Tenho 65 anos, ha 4 anos adquiri psorìse Graças ao bom Deus não tenho queda de cabelo,pinto o cabelo com Rena por orientação medica , pinto porque meu marido não supota me ver de cabelo branco e eu também. A coceira que me mata estou sempre lavando a cabeça.Tenho no cotovelo e uso pomada NOVACORT uso um tempo e descanço, porque não é bom usa direto, para mim esta muito bem. Agora vou usa na cabeça eu confio em DEUS QUE VAI DAR CERTO .
    XAL

    ResponderEliminar
  5. Creio que os aborrecimentos,excesso de compromissos,injustiças,má qualidade de vida,agridem ao nosso corpo físico que reage de diversas formas.A psiquê é a chave.Urge que ignoremos aquilo que nos fazem mau.Esta psisorise,é só mais uma entre tantas manisfestaçÔes ou respostas do organismo humano.O importante é aprendermos a tratar e irradicar a raís da psorìase com responsabilidade e transparência,Enquanto permitido for a democratização do conhecimento que salva..ProfªGRAÇA ROCHA-AGUABOA-MG DUQUE DE CAXIAS-BRASIL- TEL.:21 36526610

    ResponderEliminar
  6. luciano eu discubri q tinha apsor.. em 2009 fiquei doido usei 1 monte de remedios mais nada foncionava mais aqui no acre tem um tipo de arvore na mata que tem um tipo de leite que a minha mãe que era india usava em nos para cura pano branco enpinge e qualquer duença de pele ela passava na gente ai eu mi-lembrei procurei a arvore tirei o leite passei em 3 dias so aparecia as marcas eu acho q acabou.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Tenho psoriasea cabeça e formam aquelas placas, coça e eu vivo coçando sem querer, quado vejo já to lá tirando as placas. Tenho também no penis, é isso mesmo, no penis. Na glande sempre tem uma mancha, não escama tanto mas sempre tem placas bem finas e quase transparentes. Isso meconstrange na hora do sexo.

    Luiz Calos
    Maringá-PR

    ResponderEliminar
  8. TENHO PSORIASE NAS MÃOS E PÉS, JA FIZ DE UM TUDO E NÃO CONSIGO CONTROLAR, JA TOMEI MUIRO CORTICOIDES E NADA RESOLVE, ESTOU NESSE MOMENTO SEM PODE ANDAR, POIS MEU PE ESTA TODO POCADO, NA VERDADE EU NÃO AGUENTO MAIS... PEÇO SOCORRO!!!!!
    NÃO POSSO TRABALHAR, NÃO LAVO MINHAS ROUPAS AE VEZES NEIN UM BANHO DIREITO EU CONSIGO TOMAR.

    ResponderEliminar
  9. @Euzangela gostaria muito de a poder ajudar mas não deixou nenhum meio para contacto. O seu perfil não está aberto, logo não a poderei contactar.

    ResponderEliminar
  10. Meu nome é Érika tenho psoriase desde os 14 anos hj com 34 realmente não tem cura, mas tem tratamentos q melhoram e muito. Já tentei varias coisas inclusive infras vermelhos carissimos porem com a mesma qualidade dos medicamentos mais baratos em se tratar de resultados Hoje uso um medicamento chamado CLOB-x tem em pomada e em gel para couro cabeludo melhor em gel pois não engordura o cabelo se passar 2 vezes ao dia no outro não tem mais nada da um descanso de 1 semana e passa de novo Otimo o resultado Clob-x custa em torno de 30 reais e dura bastante pode ser passado em outra parte do corpo tambem compre em gel muito melhor. Gente vamos ser feliz e lembrar q tem gente com doenças piores no leito de um hospital Ame vc mesma faz muito bem pra psoriase Espero ter ajudado um pouquinho BJOSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  11. Tenho psoríase e me aborrece muito e ver pela manhã o meu travesseiro com pontos de sangue e pus. Comecei a usar o shampoo CLEAR para homem, frasco negro,e cabelos oleosos e senti um bom alívio. Ao shamppooo juntei algumas dose de amoxilina e bACTRIN 1 comprimidos a cada 12 horas. Está quase zerando a coceira e as feridas..

    ResponderEliminar
  12. Oi pessoal, tenho psoríase desde os 7 anos de idade e hoje tenho 52. Teve épocas na minha adolescência que as pessoas se afastavam de mim por causa das escamas no corpo.
    Já fiz inúmeros tratamentos, pomadas, cloreto de magnésio, terapia. Hoje as escamas no corpo quase não aparecem e nem sei explicar o porquê, mas no couro cabeludo é terrível, uma coceira tremenda, mas concordo com a Érica que devemos nos lembrar que existem doenças muito piores e vamos nos esforçar para sermos felizes e otimistas.
    Vou comprar o clob-x gel conforme a indicação da Érica.
    Amigos fiquem com Deus.
    Paciência que tudo vai dar certo.

    ResponderEliminar
  13. oi,pessoal,tenho psoriase a muitos anos.já usei varios remedios e fiz muitas loucuras como:passar banha de porco c/sal e limão.alcool c/ babosa.oleo de cozinha etc...me chamou muita atenção a dica da Erica,vou comprar amanhã mesmo.um abraço pra todos,que DEUS ABENÇÕE todos.

    ResponderEliminar
  14. tenho mutio na cabeça toda nem consigo arrumar um trampo pois p sar na rua preciso d usasr boné, meu cotovelos tem 4 dedos d caascae ta ssaaindo n pescoço e perna como por favor me d uma luz

    ResponderEliminar
  15. Pela primeira vez, irei responder a um comentário individual, à espero que este comentário possa fazer com que os visitantes do blog entendam algumas coisas.
    Primeiramente. Eu não posso ajudar ninguém mas posso aconselhar. É claro que para aconselhar preciso de saber mais dados de vós. Onde vivem e essas coisas. E como acho que essas informações não devem ser dadas em publico foi por isso que, faz tempo, criei a página no Facebook. Tem também o nosso grupo no Facebook por onde podem falar comigo quando estiver online e com o resto da comunidade que se tornou membro desse grupo. Todos os links podem encontrar através da nossa barra social no rodapé do nosso blog clicando no botão respectivo.

    ResponderEliminar